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20 anos na fila da frente

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20 anos na fila da frente

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12 Years a Slave

Seja porque são extraordinários, ou porque a competição é fraca, todos os anos há um punhado de filmes que se destacam dos demais sempre que chegamos à época dos prémios. Um dos grandes favoritos entre os de 2013 era “12 Years a Slave” de Steve McQueen. A história de um homem livre tornado escravo não seria muito apelativa num ano em que “The Butler“ esgotou a cíclica simpatia do público pela condição passada da raça negra. Juntava-se a isso que McQueen não me tem agradado particularmente – “Shame” foi uma decepção – e estava com as defesas bem ligadas antes de ir ver este filme. Pois tudo isso passou bastante depressa e “12 Years a Slave” tornou-se rapidamente o meu filme predilecto destes últimos meses.

A história de Solomon Northup, mesmo tendo passado quase dois séculos desde tais acontecimentos, merece muita atenção. Pode ser difícil imaginar a sensação de perder um dos direitos mais fundamentais da existência humana, mas não temos neste milénio o mesmo problema? Milhares de pessoas que partem atrás de uma promessa de trabalho e, em vez de conseguirem uma vida melhor, se vêem sem nada mais do que uma vida de servidão?
A narrativa não se demora a contar como era a vida de Solomon. O título é suficientemente explícito sobre o que acontece e portanto depressa nos deparamos com a nova vida – se é que pode ser chamada vida – que levará sob o nome de Platt. E assim o contexto histórico torna-se insignificante perante a história humana.
A primeira sensação é o medo. Os filmes sobre escravatura já saíram de moda pelo que convém recordar uma coisa muito desagradável dessa condição: a morte é quase uma certeza. O escravo não é uma pessoa, é um objecto. Como tal, a sua vida não tem valor. No máximo terá o preço que é indicado na etiqueta e em caso de indisciplina será prontamente trocado por outro.
A segunda sensação é a esperança. Seja através das memórias da vida passada, ou do sonho de voltar para essa realidade, Solomon não está disposto a morrer facilmente. Utilizará a sua instrução como uma arma secreta. Primeiro evidenciando-se pelo talento musical, depois pela capacidade de trabalho com olho para a engenharia. O título pode estabelecer uma validade para a escravatura, mas não diz nada sobre como sairá dessa situação e portanto o espectador precisa do consolo de ver que o herói tem capacidades acima dos outros escravos, desinstruídos e resignados à sua condição de subserviência.
Enquanto essas duas visões se alternam para causar o cocktail de sentimentos que faz uma grande obra, surge a incerteza. Quem será aliado? Quem o está a enganar? Quantos mais estarão naquela situação? E quando tudo parece fazer sentido emocionalmente, é a violência física que vem derrubar as defesas restantes. A instabilidade do seu senhor e as chicotadas são arrasadoras.

É bastante claro que para ver este filme é preciso estar com a mente preparada e o estômago vazio. Ao contrário de outros grandes filmes, não é preciso estar no estado de espírito adequado. O filme assegura-se que ao longo da projecção o espectador esquece quaisquer distracções e no final não pensará em nada mais. Uma experiência como raramente se tem em cinema.

Uma nota final para os actores aqui reunidos. Depois de tantos anos Chiwetel Ejiofor deu um valente salto para o estrelato. Praticamente leva o filme sozinho com as suas duas vidas. Entre os menos conhecidos, Paul Dano continua a construir um bom currículo e Lupita Nyong’o tem uma bela estreia na longa-metragem (podem revê-la brevemente em “Non-Stop” de Jaume Collet-Serra). O resto de elenco fenomenal pode ser um isco para um público mais alargado (em Portugal a ZON exagerou, mas Itália teve de retirar cartazes de circulação após acusações de racismo por ignorarem o actor principal em detrimento dos secundários), contudo as presenças dos grandes Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender são merecedoras de atenção. Outros pelo contrário, como Paul Giamatti e Brad Pitt, têm um mero cameo. Mesmo Sarah Paulson pouco aparece.

12 Years a Slave

The extraordinary story of Solomon Northup

20132 h 14 min
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Overview

Nos Estados Unidos pré-Guerra Civil, Solomon Northup, um homem negro livre do norte do estado de Nova Iorque, é raptado e vendido como escravo. Enfrentando crueldade, bem como gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas para reter a sua dignidade. No décimo segundo ano da sua odisseia inesquecível, o encontro fortuito de Solomon com um abolicionista canadiano irá alterar a sua vida para sempre.

Metadata
—
Director Steve McQueen
Writer —
Runtime 2 h 14 min
Release Date 18 October 2013
IMDb Id tt2024544
Details
Movie Media —
Movie Status —
Movie Rating Excellent
Images
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Actors
Starring: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Sarah Paulson, Adepero Oduye, Scoot McNairy, Paul Giamatti, Brad Pitt, Michael Kenneth Williams, Alfre Woodard, Chris Chalk, Taran Killam, Bill Camp, Kelsey Scott, Bryan Batt, Quvenzhané Wallis, Garret Dillahunt, Dwight Henry, Dickie Gravois, Ashley Dyke, Cameron Zeigler, Tony Bentley, Christopher Berry, Mister Mackey Jr., Craig Tate, Storm Reid, Tom Proctor, Marc Macaulay, Vivian Fleming-Alvarez, Douglas M. Griffin, John McConnell, Marcus Lyle Brown, Richard Holden, Rob Steinberg, Anwan Glover, James C. Victor, Liza J. Bennett, Nicole Collins, J.D. Evermore, Andy Dylan, Deneen Tyler, Mustafa Harris, Gregory Bright, Austin Purnell, Thomas Francis Murphy, Andre De'Sean Shanks, Kelvin Harrison, Jr., Scott M. Jefferson, Isaiah Jackson, Topsy Chapman, Devin Maurice Evans, Jay Huguley, Devyn A. Tyler, Willo Jean-Baptiste, Jason Ament, Jon Arthur, Sean Paul Braud, Blake Burt, Carroll Burt, Edward J. Clare, JJ Coker, Haylie Creppel, Justin Edward Davis, Jim Johnson, Mark Joyce, John C. Klein, Gerard 'Jerry' Lewis, Kevonte Mcdonald, Ritchie Montgomery, Jason Owen, Shawn Parsons, Wayne Pére, Terrell Ransom Jr., Erin Rementer, Andre Robinson, Corrina Roshea Bobb, Jarett Shorts, Chaz Smith, Tyler Soerries, Tre Tureaud, Justin Christopher Vaughn, Bob Walker, Caroline Grace Williamson, Timothy Wyant
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