Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

Poster de "A Real Pain"

A Real Pain

Jesse Eisenberg tem conseguido um estranho equilíbrio entre o cinema mainstream e o indie. Este seu projeto pessoal foi nova presença em Sundance e a rapidez com que entrou no catálogo Disney (para a chancela Searchlight) fazia prever um lançamento mediático. Foi só preciso esperar um ano pela estreia.

No próximo parágrafo vamos ver como este filme se concretizou por intervenção de muita gente.

Esta história nasceu de duas personagens criadas por Eisenberg em momentos distintos. David nasceu de uma peça estreada em Nova Iorque, sobre um judeu com uma familiar polaca que sobreviveu ao Holocausto. Benji nasceu numa peça estreada em Londres. Nos palcos Eusenberg foi ambos. Quando chegou a oportunidade de os juntar e ia ter de dividir os papéis, chegou a pensar ficar com o de Benji por ser mais complexo, mas a amiga e produtora Emma Stone aconselhou-o a não se dar todo esse trabalho visto que já era realizador e argumentista. Isso fez com que – por sugestão da irmã – falasse com Keiran Culkin, uma das estrelas do momento. Juntaram-se outros nomes ao ecrã também por sugestão de terceiros e o resultado final foi este.

David e Benji são primos. Em tempos foram próximos, mas a vida afastou-os um pouco. O testamento da sua avó queria que eles visitassem a Polónia e os campos de concentração pelo que, quando a agenda de David o permitiu, lá foram os primos numa pequena aventura pela Europa. Para a parte que está nos livros de História inscreveram-se num excursão guiada com alguns outros judeus para explorar Lublin e arredores. E reservaram um dia para visitar a sua história familiar. Nada de complexo.

David é uma personagem mais plana e dentro do habitual para Eisenberg. Correto, contido, ansioso, introvertido. Benji é desde o início bastante exuberante e alternativo, mas com bom coração. Cria laços com todos os companheiros de viagem e mesmo com as pessoas com quem se cruza fugazmente. Com o decorrer da história vamos mudando de opinião sobre ambos. Não tanto pelo impacto do que presenciam, mas pelo contacto retomado e pelas conversas nunca tidas. A carga histórica é garantida pelas pessoas mais velhas do grupo, mas os jovens também carregam uma bagagem bem pesada.

O título  fala de dor e aqui temos vários tipos. Ainda que muitos se estejam a referir à Polónia como uma personagem central da história, podia ter sido feito em vários outros locais. O filme acaba por não ser tanto sobre a dor de um povo, mas sobre a dor de perder uma familiar querida e do afastamento que se cria entre familiares. Este duo sente as três coisas ao mesmo tempo. Cada uma delas difícil de suportar. Todas juntas, impensável.

A dinâmica entre os dois é a alma da história. Sejam discussões ou silêncios, tentativas de se conectarem ou momentos em que a relação parece irremediavelmente destruída, tudo contribui para a representação verosímil de uma relação familiar: muitas imperfeições e amor incondicional.

Apesar das várias camadas, o filme aparenta ser muito simples e faltam momentos memoráveis, respostas fáceis e um final grandioso para funcionar com um público alargado. A vitória nos Oscares para Culkin, além de muito merecida, é o que vai manter o filme na memória coletiva por algum tempo.  E pode ser que aos poucos este trabalho seja transmitido para pessoas que querem pensar na vida, algo para aliviar a dor e que procuram uma cura simples para a perda.

A Real Pain

Join the family.

20241 h 30 min
Click an icon to see more
Overview

Dois primos com personalidades opostas reencontram-se para uma viagem pela Polónia em homenagem à sua falecida avó. A aventura toma um rumo inesperado quando velhas tensões ressurgem no meio de um cenário com enorme carga emocional.

Metadata
—
Director Jesse Eisenberg
Writer Jesse Eisenberg
Runtime 1 h 30 min
Release Date 1 November 2024
IMDb Id tt21823606
Details
Movie Media —
Movie Status —
Movie Rating Good
Images
No images were imported for this movie.
Actors
Starring: Jesse Eisenberg, Kieran Culkin, Will Sharpe, Jennifer Grey, Kurt Egyiawan, Liza Sadovy, Daniel Oreskes, Ellora Torchia, Banner Eisenberg, Olha Bosova, Jakub Gąsowski, Piotr Czarniecki, Krzysztof Jaszczak, Marek Kasprzyk, Jakub Pruski
Filmes Filmes 2024 Nuno Reis

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes