Death on the Nile (2022) Todos sabemos que algumas obras foram adaptadas demasiadas vezes a cinema. É como se cada cineasta quisesse mostrar ao mundo a sua própria visão de uma história que todos conhecemos e todos opinamos. No entanto, há um ponto a partir do qual as adaptações se tornam espectáveis. Falo de clássicos como “Romeu e Julieta”, “Dracula”, “Sherlock Holmes” ou “Os Três Mosqueteiros”. Histórias que estão no nosso imaginário e após tantas versões não nos importamos de ver mais uma. As obras de Agatha Christie de forma geral não estão nesse ponto – muitas nem primeira adaptação tiveram – mas Hercule Poirot é a excepção. Muitos dos seus 40 livros foram levados para o cinema várias vezes e o detetive foi encarnado de forma magistral por Albert Finney e Peter Ustinov entre outros. Na televisão, tivemos 25 anos de David Suchet que marcaram gerações. E entre todas essas obras, “Um Crime no Expresso Oriente” (1974) de Sidney Lumet é um dos apogeus da arte cinematográfica, tendo inclusivamente valido o Oscar de Actriz Secundária para Ingrid Bergman com a interpretação mais curta de que há memória – um interrogatório de cinco minutos – o que se percebe visto que tinha de partilhar tempo de ecrã com um super elenco (Finney, Bacall, Cassel, Bisset, Connery, Perkins, Redgrave…). Essa foi inclusivamente a única adaptação de Christie disse ser fiel à sua criação. Quando Kenneth Branagh anunciou que iria adaptar mais uma vez Poirot, não foi muito bem recebido pelo público. Ao dizer que ia precisamente fazer Expresso Oriente com um elenco igualmente épico, foi gozado. E ao dizer que ele faria de Poirot… bem, estava provado que era convencido o suficiente para interpreta o belga. A verdade é que o primeiro filme teve um super elenco e correu bastante bem. E com um enorme descaramento, o final fazia a ponte para um segundo capítulo anunciando uma visita ao Nilo! A pré-produção do segundo filme foi revelando um igualmente imponente elenco. E quando a sessão começou, a verdade é que já não me surpreendeu ver Branagh a falar um francês impecável. Estava encontrado o novo Poirot. Neste segundo mistério, Hercule Poirot está de férias no Egipto quando é convidado a fazer um cruzeiro no Nilo pela famosa e rica Linnet Ridgeway que se sente ameaçada. Ela suplica a Poirot que se junte aos festejos para evitar uma tragédia. Conseguirá Poirot descobrir o assassino antes que seja demasiado tarde? Uma enorme coincidência rodeou o filme. É que Gal Gadot no fime em que interpretou Diane Prince trabalhava num museu e explorou a civilização Egípcia em detalhe. Agora como Ridgeway tem uma oportunidade de caminhar nessas areias e de, por breves momentos, encarnar Cleópatra que, curiosamente, será um dos seus próximos papéis. Em termos de pontos altos, o filme tem mais alguns momentos. Os fãs de Poirot gostarão do início do filme em que conhecemos um pouco mais de como formou a sua personalidade e identidade visual. A cena do pequeno-almoço que foi das mais memoráveis com Suchet, também aqui tem alguma relevância. E Emma Mackey faz por merecer a fama conseguida na série “Sex Education”, com uma dança de extrema sensualidade que marca o filme e rouba as atenções do público. Entre toda esta equipa artística que secunda Brannagh, é quem mais rentabiliza o tempo em cena, sabendo jogar com a presença e a ausência. Certamente terá muitos bons papéis à sua espera. Quanto à trama da história, a desvantagem de ser um enredo já conhecido é que não pode apostar tudo no conteúdo e tem de investir muito no estilo. Nas primeiras cenas e mudanças de cenário, há muito alimento para os olhos. À medida que o espaço vai encolhendo, exigia-se algo mais que o realizador não consegue entregar. Então quando estão nas grutas, há um investimento excessivo no efeito desse segmento que acaba por ser bastante desensabido. O avançar destas duas horas não custa. O mistério é mantido do início ao fim – até porque Poirot tem missões paralelas para concluir – mas todo o filme acaba por ser uma introspeção muito demorada no passado e na psique do detective, acabando por descurar em demasia o crime principal. Um espectador tolera alguma liberdade criativa e num filme tão longo e complexo até agradece esses flashbacks com pequenos segredos, mas a investigação deveria ter muito mais foco. Michale Green repetiu o desafio como argumentista sem grandes dificuldades, mas parece ter sido demasiado para o realizador assumir também o protagonismo neste capítulo em que se pedia tanto a ambas as funções. É um filme que enche as medidas enquanto decorre, mas não tem substância para a mente. Apesar de ser muito consistente em termos históricos (só alguns lapsos menores sobre os barcos que navegavam o Nilo há um século) e saber manter a trama e o mistério até ao final, não traz nada de novo. Será esquecido assim que as luzes se acenderem. Não é o suficiente para colocar esta franquia na gaveta, mas é meio caminho andado para perder os seguidores que conquistou na primeira investigação épica. Death on the Nile O homicídio foi apenas o começo. 20222 h 07 min Click an icon to see more Overview As férias egípcias do detetive belga Hercule Poirot a bordo de um elegante barco a vapor transformam-se numa busca aterrorizante por um assassino quando a lua de mel idílica de um casal aparentemente perfeito é tragicamente interrompida. Metadata — Director Kenneth Branagh Writer — Runtime 2 h 07 min Release Date 9 February 2022 IMDb Id tt7657566 Details Movie Media — Movie Status — Movie Rating Not bad Images No images were imported for this movie. Actors Starring: Kenneth Branagh, Tom Bateman, Annette Bening, Russell Brand, Ali Fazal, Dawn French, Gal Gadot, Armie Hammer, Rose Leslie, Emma Mackey, Sophie Okonedo, Jennifer Saunders, Letitia Wright, Michael Rouse, Alaa Safi, Orlando Seale, Charlie Anson, Danny Hughes, Sam James Page, James Schofield, George Jaques, Jonah Rzeskiewicz, Eleanor de Rohan, Susannah Fielding, Adam Garcia, Rick Warden, Noel White, Edward Riches, Dan Ellis, Megan Affonso, Gwen Reed, Jay Phelps, Lois Au, Rosie Dwyer, Niamh Lynch, Nari Blair-Mangat, Sid Sagar, Brenda-Jane Newhouse, Rhiannon Clements, Daniel Cook, Heider Ali, Hayat Kamille, Crispin Letts, Victor Alli, Rachel Feeney, Sarah Eve, Aron Julius, Francis Lovehall, Stacy Abalogun, Naveed Khan, Katie Smale, Kemi Awoderu Uncategorized