Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

“Rabbit Hole” por Nuno Reis

Nuno Reis, March 8, 2011
Para diluir um pouco o tema Fantasporto, voltarei a falar dos filmes nomeados a Oscar. Lentamente, uma por dia, publicarei as críticas que estão em atraso. Começando por um dos melhores filmes em falta, “Rabbit Hole“.

Becca e Howie são um casal com uma vida social reduzida. Howie ainda joga squach, mas Becca reduziu ao máximo o contacto com pessoas de fora da família. O trauma que a impede de conviver foi a perda do filho, atropelado por um adolescente. Já se passaram oito meses, mas o máximo que consegue sair do conforto do lar é até à casa da mãe ou à terapia de grupo. Até que por uma ironia do destino cruza-se com o jovem que atropelou a criança. Esse reencontro vai aumentar a dor, mas vai iniciar um processo de aceitação.

Não há maior dor do que perder um filho. É essa a premissa de onde parte “Rabbit Hole” para um drama de qualidade superior. Adaptado de uma peça de teatro, nota-se a influência da arte irmã. Tudo o que está para além dos actores é secundário e apoia-se exclusivamente nas suas performances. Dianne Weist como uma mãe sem sentido de oportunidade, Sandra Oh como uma mãe enlutada há anos, Miles Teller como o condutor azarado, Aaron Eckhart como o pai que quer seguir em frente e Nicole Kidman como a mãe em sofrimento. Diferentes formas de lidar com a perda, sofrida ou causada, uma viagem por estados de espírito opostos, que ou pretendem ajudar a mitigar a dor ou a aumentá-la, numa auto-flagelação que só quem sentiu compreenderá.
O título é uma referência ao País das Maravilhas para onde gostariam de escapar e esquecer a realidade.

Quando o cinema dispensa os artifícios técnicos obriga os actores a darem tudo. Esse extravasamento de emoções chega ao espectador com enorme potência e, apesar do início lento, depressa se torna hipnotizante. O desgastar do casamento, a comparação entre duas mortes e, perdoem-me a insistência, a forma de cada um lidar com a perda, são tratados de forma sublime.
A nomeação singular aos Oscares pode parecer injusta pelo grande filme que é, mas ironicamente torna-se a mais justa possível. Porque o filme vive dos actores e Kidman se sobrepõe a todos eles num papel que recorda a enorme actriz que é e que tinhamos saudades de ver em acção. Não só é a pedra basilar do filme, como seria a actriz do ano, não fosse este o ano de Portman.

Um argumento brilhante, uma actriz magnífica, uma realização competente, uma sucessão de acontecimentos perfeita e a duração ideal para um tema tão desconfortável fazem deste filme um dos melhores do ano.

Rabbit Hole Título Original: “Rabbit Hole” (EUA, 2010)
Realização: John Cameron Mitchell
Argumento: David Lindsay-Abaire
Intérpretes: Nicole Kidman, Aaron Eeckhart, Dianne Weist, Miles Teller, Sandra Oh
Música: Anton Sanko
Fotografia: Frank G. DeMarco
Género: Drama
Duração: 91 min.
Sítio Oficial: http://www.rabbitholefilm.com/
Nuno Reis Filmes 2011

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes