Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

“Who Framed Roger Rabbit” por Nuno Reis

Nuno Reis, July 1, 2011
Dolores: Is he always this funny, or only on days when he’s wanted for murder?

Por várias vezes tentei escrever este texto, mas por vezes meras palavras não são o suficiente para falar de um filme. A rubrica deste mês é a justificação que faltava para falar sobre um dos maiores títulos de sempre da animação.
Enquanto nos filmes para a gente grande quando mudamos de filme os actores adoptam personagens diferentes, para uma criança os heróis dos filmes são sempre os mesmos. A vantagem dos desenhos animados dos grandes estúdios é que o Bugs Bunny será sempre o Bugs Bunny e o Pato Donald será sempre o Pato Donald. O único problema é que esses heróis não se encontravam. Um dia tudo mudou. Um estilo de filme para gente grande, o film noir, foi buscar todos os heróis Disney, Warner, Paramount, MGM e Walter Lantz. Faltava a Hanna Barbera, mas com estes todos que se iria lembrar?

Who Framed Roger Rabbit

A história acompanha Eddie Valiant, um detective que odeia animação e investiga um crime nos estúdios. O principal suspeito do homicídio é um actor/comediante de nome Roger Rabbit. Roger é um desenho animado e é um coelho. Para isso Eddie vai investigar o coelho e a mulher, a sensual cantora Jessica. Perdido num mundo que odeia e desorientado com o álcool ingerido e todas as pistas em falso, Eddie vai acabar por se aliar ao coelho numa corrida contra o tempo para salvar o mundo. Outro detalhe importante é que Roger tem como ídolo máximo Goofy (Pateta), o humorista mais bem sucedido da Disney.
Who Framed Roger Rabbit

Quando se fala de combinar imagem real e animação é esta a referência. Quando se trata de mudar o escalão etário nos visionamentos de uma criança é por este que se deve começar (em Portugal é maiores de 6). Tem todas as personagens que se adora (e traz novas que se passa a adorar) e é um autêntico film noir dos bons anos 50 com subtilezas que se aprende a descobrir a cada visionamento na idade adulta. Talvez por ser um thriller com constante alegria e por estarem todos unidos contra um inimigo comum, é daqueles filmes a que ninguém aponta nada de mal. Aqui a animação é retratada como tendo todos os vícios da indústria em que se insere, por ter ao leme desenhos inocentes que são explorados pelos humanos (“Ow! Eddie, I could never hurt anybody. Oow! My whole purpose in life is to make… people… laugh!”). Valiant age como uma figura paternal para todos por ser um humano que diz detestá-los, mas que no fundo é boa pessoa e detesta injustiças. Talvez até se preocupe um bocadinho por eles e os desenhos animados sabem isso, porque eles conseguem comunicar com a criança interior em cada um de nós. E tal como uma criança devem ser protegidos dos maus em que o mundo é fértil. “You can drop anything you want on his head, he’ll shake it off. But break his heart, goes to pieces just like you and me.”
O mundo do cinema rende-se à animação, a animação rende-se ao film noir, o espectador rende-se a tudo.
Who Framed Roger Rabbit

Se fosse preciso um filme para justificar a necessidade que temos de cinema, este seria uma das primeiras escolhas. Quem não gosta de cinema muda de opinião, quem gosta passa a adorar, quem adora seguramente quer ver “Who Framed Roger Rabbit” muitas vezes mais. Vinte anos passaram desde o lançamento desta obra e continua a causar o mesmo impacto. É essa a definição de clássico.
Who Framed Roger Rabbit

Agora que a Disney tem Pixar e Marvel, agora que temos Dreamworks, não seria hora de porem de lado as divergências e as guerras económicas? Não poderiam apenas por por uma segunda vez juntar-se sob a batuta de um coelho independente para darem ao público um filme feito com o coração? Se o Cinema é uma máquina de fazer sonhos, digo que é disto que são feitos os sonhos. Deixem-nos sonhar mais uma vez.

Who Framed Roger Rabbit Título Original: “Who Framed Roger Rabbit” (EUA, 1988)
Realização: Robert Zemeckis
Argumento: Jeffrey Price, Peter S. Seaman (baseados na novela de Gary K. Wolf)
Intérpretes: Bob Hoskins, Charles Fleischer, Christopher Lloyd, Joanna Cassidy, Stubby Kaye, Kathleen Turner, Amy Irving
Música: Alan Silvestri
Fotografia: Dean Cundey
Género: Animação, Comédia, Crime, Drama, Família, Fantasia, Mistério
Duração: 104 min.
Nuno Reis Críticas 80's Cinema sobre cinema

Post navigation

Previous post
Next post

Comment

  1. Cris =) says:
    July 1, 2011 at 2:21 pm

    Adorei!!! O post e o filme 😉

    É engraçado… nunca tinha visto o poster do filme!

    É engraçado falares nas crianças… o meu irmão, quando era pequenito, só comia a sopa a ver a parte inicial do filme que é a parte com mais desenhos animados… eu já sabia as falas de cor!

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes