Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

Sitges – dia 10 de Outubro

Nuno Reis, October 11, 2008

Com o aproximar do final o festival ganha ritmo e a programação melhora substancialmente. Dois dos filmes do dia são já presença garantida no Fantasporto (“Absurdistan” de Veit Helmer e o filme em sketchs “Tokyo!“) o terceiro foi convidado para animar a presença espanhola (“Prime Time“) e o quarto é apenas o que na véspera foi eleito melhor filme fantástico europeu do ano. O vencedor aqui pré-anunciado do Méliès d’Or “Let The Right One In“.

Comecemos por “Absurdistan“, uma irreverente comédia de costumes do realizador de “Tuvalu“, que quase sem recorrer a diálogos, nos actualiza a célebre greve ao sexo da personagem Lisístrata da antiguidade grega. Rodado no Azerbeijão, país predominantemente muçulmano, descreve uma notícia que atraiu a atenção de Veit Helmer: numa remota aldeia turca as mulheres decidiram que enquanto os homens não consertassem a tubagem de água que abastecia a aldeia não haveria sexo para ninguém. O país e a situação afinal não são assim tão absurdas quanto isso e a descrição das personagens-tipo – homens preguiçosos que ficam a tomar café e a discutir e mulheres fartas da cansativa rotina doméstica – são afinal o leitmotiv para uma história de amor. Será que depois da água virá o sexo? Veit Helmer que conhece muito bem Portugal escolheu actores de 18 países e recriou uma autêntica Babel de culturas para uma surreal visão do nosso mundo e dos seus contrastes de desenvolvimento. Hélder Costa é o actor português escolhido e vendo-o no filme bem que o podíamos tomar por um azeri.
Quando o questionamos se o filme tinha sido exibido no local de filmagem, Veit revelou-nos que a projecção em cinema ambulante por várias localidades do Azerbeijão foi um sucesso e mulheres e crianças assistiam ao filme sem constrangimentos religiosos. Depois do sucesso de Cannes e de Sitges, em Fevereiro no Fantas o êxito é mais que garantido para esta divertida reflexão social.

“Tokyo!” é um invulgar exercício no cinema dos nossos dias. O filme em episódios que foi popular nos anos setenta tem caído em desuso. Aqui Toquio é o ponto de encontro de três cineastas – os europeus Leos Carax e Michel Gondry e do asiático Joon-ho Bong – que criam três visões de um futuro próximo, envolvendo personagens solitárias numa metrópole que se desumanizou.

A grande surpresa espanhola deste ano é “Prime Time“, uma hiperbólica visão dos reality shows realizada por Luís Calvo. Como descreve o realizador, a televisão espelha os valores morais da sociedade ou a sua ausência. Sociedades corruptas e violentas sustentam televisões corruptas e violentas. Neste caso não é apenas a intimidade das pessoas que é vasculhada, toda a sua vida é alterada pois são raptadas para o programa. A conferência é uma das que iremos publicar brevemente.

A completar a noite estava o grande vencedor do Méliès d’Or. “Let the Right One In” é uma história sobre a infância e tudo que lhe é inerente: a inocência, os problemas, a ténue fronteira entre amizade e amor. Tudo isto adocicado com um toque de vampirismo muito criativo e brilhantemente executado que por não ter terror puro se torna fácil de ver para todos os públicos. Referir que além do maior troféu europeu já tinha ganho variados prémios em meia dúzia de festivais, incluindo Neuchatel que o qualificou para a final europeia de quinta-feira.

Sitges 2008

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes