RC, November 19, 2005 DVD’s de terror italiano por António Pascoalinho Considerado desde sempre como género menor dentro da arte cinematográfica e reservado exclusivamente a pervertidos amantes do sangue e das mortes violentas, o gore (ou giallo para os Italianos) é um tipo de Cinema pouco editado em video no nosso país. Falo daqueles filmes virados para a morte como espectáculo, em que a faca penetra nos músculos do pescoço, a bala destrói “en passant” as cartilagens do tórax e o sangue jorra abundantemente dos nossos televisores para o sofá.Da obra do realizador Mario Bava sobressaem os primeiros grandes sucessos do Horror Italiano: A Máscara do Demónio (1960), uma história de feitiçaria e reencarnação que confirmou os dotes da então rainha do terror Europeu: Barbara Steele. Ficou célebre a sequência inicial com a máscara pregada literalmente no rosto da feiticeira indefesa: Cinque Bambole per la Luna d’Agosto (1970), um semi whodunit em que um grupo de convidados para uma festa numa ilha acaba por ficar sozinho e indefeso, enquanto os seus membros são chacinados um a um; esse fabuloso Baía Sangrenta (1971), verdadeiro percursor da série Sexta-Feira 13, onde um assassino psicopata (e mesmo mais que um), vai eliminando por ganância os membros duma família com as armas que consegue arranjar, da forma mais violenta possível; ou Lisa and the Devil (1972), uma incursão pelos meandros do filme de demónios, com a turista Elke Sommer atormentada pelos fantasmas da sua própria morte às mãos do perverso carrasco Telly Savalas.De Dario Argento, o grande mestre do giallo, quase tudo é bom. Mas alguns títulos merecem especial atenção: O Mistério da Casa Assombrada (1975), um dos primeiros filmes a explorar as potencialidades do gore até às últimas consequências: facadas que penetram a pele, estilhaços de vidro como arma perfurante e a fabulosa morte final no elevador são disso um óptimo exemplo; Suspiria (1977) e Inferno (1980), são dois items da prometida trilogia sobre “as Três Mães”, da qual o opus 3 continua à espera de ser realizado: Mater Suspiriorum, a Mãe dos Suspiros, é uma bruxa com enormes poderes que habita as catacumbas duma Academia de Dança na Suiça. E o horror vai despontar, quando uma aluna recém-chegada começa a investigar mais do que devia (Suspiria). Mater Tenebrarum, a Mãe das Trevas, vive num bloco de apartamentos em Nova Iorque. E não descansa enquanto não eliminar cada um dos restantes inquilinos (Inferno). São duas obras fortíssimas na filmografia de Argento, de um horror explícito animado por sons de rock e repletos das cores dominantes na paleta do seu realizador: vermelho vivo e dourado. Terror na Ópera (1987) é talvez a obra mais perfeita do seu autor: demência, vingança, muito sangue e uma violência visual de encenação barroca: a cantora amarrada com alfinetes nos olhos, de modo a que não os possa fechar enquanto assiste ao assassínio do namorado; ou a sequência da bala que atravessa um crâneo e termina no telefone que a heroína usava para pedir auxílio, são imagens dignas de uma antologia do horror. E onde Dario Argento já tem, forçosamente, lugar de merecido destaque.Do grande Lucio Fulci, muito haveria a dizer. Filmou quase todos os géneros de terror, ficção científica e até mesmo comédias. Mas as suas obras mais emblemáticas são, sem dúvida, o enigmático Zombi 2 (1979), o filme de mortos-vivos que mais se aproxima do livro de Peter Tremayne, com a célebre sequência da invasão de nova Iorque por um enorme bando de zombies que atravessa a ponte de Manhattan, e a não menos célebre imagem da jovem assassinada no duche por uma farpa de madeira que lhe atravessa literalmente uma das vistas. O Estripador de Nova Iorque (1982), uma versão de Jack the Ripper à base de esquartejamentos com lâminas de barbear. E a célebre trilogia dos infernos, composta por Os Mistérios da Cidade Maldita (1980), As 7 Portas do Inferno (1981) e A Casa do Cemitério (1981): três obras de cariz mais ou menos exploratório, em que cientistas ou pseudo-detectives tentam encontrar explicação para alguns fenómenos do oculto e acabam sempre enredados em teias do maior horror: demónios, zombies, adoradores de Satã e outros quejandos, num manancial de sangue a rodos e goelas cortadas que parece não ter fim. Lucio Fulci lançou um modelo de filmes de terror. E vasto é já o número dos seus seguidores. A obra de Mario Bava está editada em DVD nos Estados Unidos (Zona 1) em The Mario Bava Collection, fácil de pedir através de www.dvdexpress.com. E na Inglaterra (Zona 2), em www.salvation-films.com. Mas recomendam-se as edições Americanas, devido a problemas de censura com as Inglesas.Os filmes de Dario Argento costumam ter várias versões (mesmo em DVD). Sugiro as edições da Nouveaux Pictures para Suspiria (versão integral) e Tenebrae. Da Platinum Media para O Mistério da Casa Assombrada. E a edição Italiana de Terror na Ópera, responsabilidade da Cecchi Gori Home Video. Quanto a Inferno, o melhor será talvez procurar a edição Zona 1 da Anchor Bay, por ser a única que encontrei com a versão integral do filme.Quanto a Lucio Fulci, recomendam-se as edições Americanas da Anchor Bay (que tem mesmo uma Lucio Fulci Collection), por garantirem a tal integralidade da obra. Para Zona 2, só mesmo em Itália, já que as versões disponíveis em Inglaterra estão todas mutiladas.E assim sendo, espero que disfrutem de muitas horas de entretenimento. Ou terror, o que mais vos divertir! Uncategorized