Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

RC, November 1, 2004

Banda Sonora da Semana (1)

Iniciamos hoje uma visita pelo mundo das bandas sonoras originais, que tanto interesse trazem ao filme, e que fundem dois universos fantásticos: imagem e som. Nomes como Phillip Glass, Howard Shore, Danny Elfman, John Williams ou Elmer Bernstein são exemplos da qualidade que o cinema norte-americano imprime na banda sonora integrada na película. Hoje começamos por um dos nomes maiores desta arte, e um dos meus favoritos: Danny Elfman.
Nascido em 1953 no Texas, EUA, Daniel Robert Elfman cedo demonstrou enorme apetência para compôr música: foi líder de uma banda de Los Angeles que ainda hoje é seguida pelos fãs de Elfman – os Mystic Knights of Oingo-Boingo. Em 1985 começa uma parceria que muitos frutos iria trazer a ambos: em “Pee-wee’s Big Adventure“, alia-se ao génio Tim Burton e começa a construir uma sólida carreira que já conta com mais de 100 filmes no currículo. Nomeado três vezes para Óscar, mas nunca conseguindo levar o galardão para casa, Elfman foi distinguido pelo Fantasporto em 2000 com um Prémio de Carreira. Actualmente a trabalhar em dois filmes (“Charlie and the Chocolate Factory“, “The Corpse Bride“) e a perparar um terceiro (“Spiderman 3“) o norte-americano liderou a banda sonora de um belíssimo filme que consta do meu top 10 de bandas sonoras: “Good Will Hunting“.
E para tal, quem melhor para este trabalho do que uma das maiores promessas da cena musical internacional: Elliot Smith. Se num filme em que se elevam nomes como Gus Van Sant, Matt Damon ou Robin Williams, Smith participa neste filme com um punhado de grandes temas, de onde se destaca “Miss Misery”, que inclusive foi nomeada para melhor canção original pela Academia em 1998. Num registo suave, mas ao mesmo tempo quente e melodioso, este fantástico intérprete que faz recentemente um ano que morreu (estando ainda envolto em mistério se foi um suicídio ou um assassínio) brinda os ouvintes com grandes actuações, ficando inequivocamente ligado, ainda que de forma ténue, ao mundo do cinema. Aqui fica a relação dos temas da banda sonora, que ainda conta com nomes como Gerry Rafferty ou The Dandy Warhols:
1. Between the Bars [Orchestral] – Elliott Smith
2. As the Rain – Jeb Loy Nichols
3. Angeles – Elliott Smith
4. No Name #3 – Elliott Smith
5. Fisherman’s Blues – The Waterboys
6. Why Do I Lie? – Luscious Jackson
7. Will Hunting [Main Titles]
8. Between the Bars – Elliott Smith
9. Say Yes – Elliott Smith
10. Baker Street – Gerry Rafferty
11. Somebody’s Baby – Andru Donalds
12. Boys Better – The Dandy Warhols
13. How Can You Mend a Broken Heart? – Al Green
14. Miss Misery – Elliott Smith
15. Weepy Donuts – Steve Bartek
Uncategorized

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes