Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

A disfuncionalidade e o cinema

RC, February 13, 2008

Um tema cada vez mais recorrente no cinema actual, que é fruto de uma aposta cadenciada nos últimos anos é o das famílias disfuncionais. Mas, se antes era o ponto de partida para a abordagem narrativa, hoje o seu objecto tornou-se uma quase personagem, e a ambivalência estrutural decorre exactamente do modo de correlacionar esse papel com o das restantes marcas acessórias.

Exemplos da história recente não nos faltam. À cabeça, até por modelarem um estilo, “The Simpsons”. A comédia rasgada e o humor mordaz que nos é oferecida resulta de uma abordagem certeira de Matt Groening à sua capacidade de usar as limitações de uma família para apontar o dedo à política, à sociedade e aos comportamentos sociais em geral. Aqui, o papel é o de bloco distribuidor de opinião, carregado de humor.

Recuando, “Santa Sangre” (1989) do chileno Alejandro Jodorowsky, usa a família como veículo de choque: uma mãe sem braços tem a seu lado um filho lhos oferece, encetando uma campanha de sadia vingança. O humor está arredado, mas o terror marca a sua posição. A disfuncionalidade da família em sentido contrário, o da união.

São inúmeros os exemplos: “Twin Peaks” (David Lynch, 1989), “Rain” (Christine Jeffs, 2002), “Welcome to The Dollhouse” (Todd Solondz, 1996), “The Quiet Family” (Kim Ji-Woon, 1996), o incontornável “The Royal Tennenbaums” (Wes Anderson, 2001), “Family Guy” (1999 – …), ou o genial “Little Miss Sunshine” (Jonathan Dayton e Valerie Faris, 2006).
O que realmente se torna interessante é a abordagem cada vez mais certeira e inquietante, muito apoiada no humor, desta opção. Porque recentemente temos “Arrested Development”, “American Gangster” (Ridley Scott, 2007), “Before the Devil Knows You’re Dead” (Sidney Lumet, 2007), “Michael Clayton” (Tony Gilroy, 2007) ou “Margot at the Wedding” (Noah Baumbach, 2007), tudo abordagens de elevadíssimo nível, e que reforçam um necessidade premente de analisar os processos estruturais familiares como base de uma disfuncionalidade não só desses agregados, mas igualmente de uma sociedade desequilibrada e inclinada para recursos alternativos de vida.

E o mesmo assistimos em “Juno”, uma extraordinária visão de Jason Reitman de uma nova família, cuja disfuncionalidade se assume como natural, interessante e, inclusive, necessária. O cinema independente está, aliás, unido umbilicalmente a esta estrutura. Havemos de voltar ao tema.

Opinião

Post navigation

Previous post
Next post

Comments (2)

  1. Carlos M. Reis says:
    February 13, 2008 at 8:27 pm

    Bem visto Ricardo. Cumprimentos.

    Reply
  2. RC says:
    February 14, 2008 at 7:43 pm

    É interessante, Knox, esta tendência das famílias disfuncionais. E “Juno” é uma obra maior no que concerne não só a este tema, como às abordagens recentes do cinema independente.

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes