Cursos de escrita Nuno Reis, February 24, 2012 Escrita Criativa A OFICINA — DESCRIÇÃOAs sessões desenrolam-se em torno de um programa progressivo mas flexível de desenvolvimento das competências genéricas do criativo e das caraterísticas específicas do escritor.O trabalho centra-se no género narrativo (ficcional), sobretudo no formato de miniconto (flash fiction). Os primeiros exercícios servem para desenferrujar a escrita. Ao longo dos três meses, os exercícios tornam-se progressivamente mais complexos e mais voltados para a estrutura narrativa. OBJETIVOS GERAISTomar contacto com as técnicas de escrita criativaConhecer a escrita e a voz de cada umDesenvolver capacidades criativas e literárias através do exercício PARA QUEM ÉEscritores de gaveta que queiram mostrar e enriquecer os seus textosEscritores no ativo (incluindo também publicitários, jornalistas, argumentistas) que pretendam desenvolver técnicas de escrita literáriaEscritores preguiçosos que precisem dum empurrãozinho PARA QUEM NÃO ÉQuem queira aprender a escrever sem erros, ou segundo qualquer dos acordos ortográficos (o treino da criatividade na escrita pressupõe um domínio prévio das ferramentas básicas — noções de ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação —, que não são matéria desta oficina)Quem queira aprender noções teóricas de gramática normativa, narratologia ou qualquer outra matériaQuem precise de saber como fazer relatórios, pareceres, papers ou trabalhos não literários em geralQuem nunca tenha escrito nada e pretenda terapia ocupacional Link Escrita para Atores, Encenadores e Realizadores Como pensam os guionistas, os argumentistas, os dramaturgos, quando escrevem? Como criam as suas personagens? Como criam histórias com essas personagens? Como criam relações entre elas? O que fazem para dar a entender qual é o passado e a personalidade de uma personagem apenas pelas suas falas, ações e emoções? Como conseguem criar falas que não são reais mas parecem? Como criam frases memoráveis, que ninguém diria mas que são credíveis vindas daquela personagem? Como escolhem o sumo da história, dos diálogos, das emoções, de modo a que não haja nada a mais ou a menos? O que esperam do ator que vai interpretar uma personagem? O que esperam de uma direção de atores? Escrita para Atores, Encenadores e Realizadores pretende responder a estas perguntas através da análise de textos já escritos e de exercícios de escrita criados com este fim. Os módulos 1 a 3 incluem análise de guiões e outros textos dramáticos, comparando-os com o produto final, além de uma série de exercícios progressivamente mais complexos. DestinatáriosEscrita para Atores, Encenadores e Realizadores destina-se a atores e futuros atores que sintam que têm um dedo para a escrita; a encenadores, realizadores e diretores de atores; e aos que querem simplesmente conhecer os modos de pensar, e de trabalhar, dessas personagens reais que são os guionistas, argumentistas e dramaturgos.São também bem-vindas as candidaturas de gente da escrita que nunca pisou um palco, e de estudantes das áreas do cinema, vídeo e teatro.A seleção dos candidatos determinará a composição do grupo que vai integrar este workshop, procurando aliar a diferença de estilos e abordagens com uma proximidade tão grande quanto possível do nível de interesse e qualidade. FormadoresO curso é coordenado por Luís Miguel Viterbo, que segue também o decurso dos trabalhos até ao projeto final. Os restantes formadores – Virgílio Almeida, Filipe Homem Fonseca, João Tordo, Possidónio Cachapa e Margarida Fonseca Santos – têm todos extensas provas dadas nas respetivas áreas e experiência de formação. InformaçõesMEIOS.COM- Instituto de Comunicação e MultimédiaCampo Grande, 3761749-024 Lisboacontacto direto: 96 173 62 69Tel. 21 751 55 00 | Fax. 21 757 70 06informacoes@meioscom.pt Serviço Público Sugestões