Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

“Gone Baby Gone” por António Reis

Nuno Reis, February 9, 2008
É difícil saber-se se é a realidade que copia a ficção, se a ficção copia a realidade. E no cinema esta dúvida é cada vez mais frequente. Esta reflexão é obviamente o resultado da visão do filme “Vista Pela Última Vez” onde as semelhanças entre o caso McCann e o caso McCready do filme, não sendo muitas, são no mínimo perturbadoras. Sejamos cínicos: o filme de Ben Affleck gozou de uma campanha de media inusitada, que despertou a curiosidade de um larguíssimo público. Mais do que provavelmente merece. Sejamos francos: Ben Affleck e o livro original não têm culpa de entre os milhões de probabilidades de opções romanescas, elas coincidirem no essencial com a realidade. Sendo certo que Ben Affleck não é um grande actor também não é um talentoso realizador, e a sensação da primeira parte do filme é o de alguma indefinição entre um cinema de cariz independente, um documental ficcionado para televisão, com algumas imagens a lembrar essa obra prima de Clint Eastwood que era “Mystic River“. Não fosse Dennis Lehane o autor de ambos.
Não se pode pois gabar a originalidade da realização. Outro dos problemas do filme é a dificuldade de transcrever uma densidade complexa de relações dos personagens com a história, que se inclina sobretudo para um thriller convencional, onde os bons não são particularmente bons, e os maus de tão maus conseguem inspirar algum apreço. Começando como thriller, acaba como parábola moral. Temos assim dois filmes no filme. Como thriller é apenas um exercício de estilo sobre clichés do género: o detective independente, o chefe de polícia à beira da reforma, a família disfuncional, um rapto por resolver, suspeitos demasiado óbvios para serem os culpados. Neste registo é apenas um policial sem chama que se perderia passado o período efémero de uma coincidência infeliz com a realidade. Mas Ben Affleck teve a sorte ou o engenho de dar um clique final em que a moral se torna perturbadora e em que as boas decisões éticas se revelam opções destruidoras das vidas dos personagens. O que poderia ser um final feliz torna-se uma melancólica visão sobre os limiares estreitos entre o bem e o mal. Como se percebe as diferenças com o real caso Maddie são evidentes. No filme os valores podem estar alterados, no caso Maddie parece que só existem vilões.

Título Original: “Gone Baby Gone” (EUA, 2007)
Realização: Ben Affleck
Argumento: Ben Affleck, Aaron Stockard baseados no livro de Dennis Lehane
Intérpretes: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Ed Harris, Morgan Freeman, Amy Ryan, John Ashton
Fotografia: John Toll
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Drama, Crime, Mistéria
Duração: 114 min.
Sítio Oficial: http://www.gonebabygone-themovie.com/
Filmes 2008

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes