Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

História do Cinema – Lumiére e antepassados

Nuno Reis, July 2, 2011

Captura de movimento como ciência

As primeiras experiências de captura de movimento foram do ponto de vista científico. Sequências de imagens retratando pessoas a mexerem-se e interagindo com objectos. Pioneiros como o francês Etienne-Jules Marey e o inglês Eadweard James Muybridge exploraram a técnica. Curiosamente ambos nasceram e morreram no mesmo ano (1830-1904).


A animação e o praxinoscope

A animação teve em Emile Reynaud (francês) um grande impulsionador. Este cientista inventou o Praxinoscope para projectar pantominas luminosas. Em 28 de Outubro de1892 estreou três fimes: “Le clown et ses chiens”, “Pauvre Pierrot”, e “Un bon bock”. Desenvolveu tanto o aparelho que criou o stereo-praxinoscope, o que lhe permitiu fazer animação 3D. Com a chegada da concorrência do Cinematographe de Lumiére o número de espectadores diminuiu o que o levou à falência, à loucura e a atirar máquina e filmes ao rio Sena. Morreu em 1900.

Europa vs. América

Entretanto Thomas Edison, o rei dos inventores, quis-se juntar a essa maravilha. Partindo do trabalho de Marey e com a ajuda de William K. L. Dickson criou o que é hoje conhecido como Kinescope e a censura. Isso porque o filme “Carmencita” (1894) foi o primeiro a retratar uma mulher em filme nos Estados Unidos e foi considerado demasiado erótico. Enquanto os cientistas europeus mostravam o corpo humano inteiramente nu, esta dançarina cigana revela de forma provocante o tornozelo. Diferenças de mentalidade que explicam porque teve a Europa primazia no desenvolvimento da arte.


A parceria de Edison com o estúdio Black Maria criou muitas das primeiras obras americanas e levou a um grande aprofundamento da técnica com experiências simples. Na Europa, os Lumiére faziam o mesmo com o seu Cinematographe. Retratando a saída dos funcionários da fábrica Lumiére…

Retratando as pessoas a sair do comboio…

A primeira sessão de cinema em Paris foi no final de 1895.
História do Cinema Especial Antestreia

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes