Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

Os jogos e os filmes

Nuno Reis, August 23, 2011
Se ainda não se deixaram convencer pelo filme dos xerifes contra alienígenas que tal sentirem a adrenalina do confronto num jogo?

Apesar de ter integração Facebook e vários avanços tecnológicos para desbloquear, “Absolution Training Grounds” não é um jogo tão complexo como seria de desejar. A intenção continua a ser apenas cativar espectadores para o filme com uma aplicação gratuita.

No entanto também há um jogo pago para telemóvel. E as mais importantes sagas são lançadas com um conjunto que vai desde colecção de roupa, comics books e brinquedos Lego, até ao jogo para cada capítulo cinematográfico. Aproveito essa deixa para falar sobre a ineficaz simbiose que se formou entre empresas de jogos e produtoras de cinema. Não me refiro a este em particular porque não saiu um jogo para consolas e PC, mas vocês sabem de quais estou a falar…


Começa a ser confusa esta mistura entre cinema e videojogos. Que se escreva um argumento com pés e cabeça para um jogo faz sentido, mas fazer um jogo com o fio condutor do filme e usar estratégias comuns de promoção ou mesmo a publicidade cruzada é um disparate. As pessoas não querem jogar tal como viram. Para isso o melhor seria oferecer o bilhete com o jogo e abdicar de alguma margem na bilheteira. Reparem que nem todos os espectadores teriam comprado o jogo pelo que lucrariam na mesma.

Fazer um jogo diferente do filme (abdicando de filmar a prequela/sequela) transferiria lucros do cinema para o jogo. Não se pode fazer sem ter a certeza de lucro, mas para ser franco, quantos estúdios não poderiam dar mais dez ou vinte milhões num orçamento de duzentos? O problema é que o desenvolvimento do jogo demora mais do que o próprio filme. Não pode começar antes porque o secretismo é essencial (na opinião deles) e não podem começar depois porque perdiam a janela de oportunidade/lucro (porque quando o tema não tem qualidade o interesse se esvanece).

Quando começarão a ver que não é com a venda do jogo oficial do filme que aumentam as receitas? O truque é usar tudo como propaganda de um único formato de forma a maximizar os lucros. Como entre merchandising, jogos, livros, DVD, etc, o produto que mais dificilmente será pirateado é a emoção de ir ao cinema, o filme tem de ser o objectivo principal.

Opinião Jogos

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes