Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

Plano Nacional de Cinema – Proposta III

Nuno Reis, June 11, 2012
O convidado de hoje é o Samuel Andrade do Keyzer Soze’s Place. Será a lista mais variada tanto do ponto de vista cronológico, como temático e geográfico.

Keyzer Soze's Place

Para quem não está habituado a encarar um filme de acordo com as suas qualidades pedagógicas, elaborar um conjunto de obras, com o intuito de serem exibidas em contexto escolar, não se afigurou tarefa fácil.

Contudo, abracei o desafio tendo em conta, para além da sua óbvia classificação etária, cinco critérios para a escolha dos títulos a figurarem no anunciado Plano Nacional de Cinema, como também para a definição do enquandramento, aos estudantes, da iniciativa:

  • filmes com duração até 90 minutos, para a sua visualização, na íntegra, em apenas um bloco horário;
  • relevância histórica e/ou estética;
  • intemporalidade em termos de linguagem cinematográfica e/ou temáticas abordadas;
  • potenciadores de cativação para a forma artística;
  • e, sobretudo, esclarecedores do poder do Cinema enquanto veículo e forma artística privilegiada de aprendizagem, consciencialização e inspiração.

    Por ordem cronológica:

    MENORES de 10 anos

    Primórdios técnicos, emocionais e narrativos do Cinema, das formas elementares até às mais originais; protagonistas de imediata e espontânea empatia; exposição singular, mas formalmente adequada a esta faixa etária, da realidade.

    Viagem à Lua (Le voyage dans la lune, 1902, Georges Méliès)
    One Week (One Week, 1920, Edward F. Cline e Buster Keaton)
    O Garoto de Charlot (The Kid, 1921, Charles Chaplin)
    O Homem da Câmara de Filmar (Man with a Movie Camera, 1929, Dziga Vertov)
    Silly Symphonies: Flowers and Trees (Silly Symphonies: Flowers and Trees, 1932, Burt Gillett)
    Aniki-Bóbó (Aniki-Bóbó, 1942, Manoel de Oliveira)
    Bambi (Bambi, 1942, David Hand)
    O Balão Vermelho (Le ballon rouge, 1956, Albert Lamorisse)
    Chronos (Chronos, 1985, Ron Fricke)
    Microcosmos: O Povo da Erva (Microcosmos, 1996, Claude Nuridsany e Marie Pérennou)

    MENORES de 15 anos

    Percepção de temáticas e simbolismo em Cinema, através da compreensão de regras estéticas e, quando aplicável, da sua própria subversão; a abordagem cinematográfica a eventos históricos como forma de observar o presente.

    O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920, Robert Wiene)
    Nanuk, o Esquimó (Nanook of the North, 1922, Robert J. Flaherty)
    O Couraçado Potemkine (Bronenosets Potyomkin, 1925, Serguei Eisenstein)
    Pamplinas Maquinista (The General, 1926, Clyde Bruckman)
    A Paixão de Joana d’Arc (La passion de Jeanne d’Arc, 1928, Carl Theodor Dreyer)
    Tempos Modernos (Modern Times, 1936, Charles Chaplin)
    O Carteirista (Pickpocket, 1959, Robert Bresson)
    As Armas e o Povo (As Armas e o Povo, 1975, Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica)
    Comboio de Sombras (Tren de Sombras, 1997, José Luis Guerin)
    O Gigante de Ferro (The Iron Giant, 1999, Brad Bird)

    MENORES de 18 anos

    Exposição de conflitos morais, sociais, filosóficos e/ou humanos para a compreensão das sociedades contemporâneas, com o propósito de incutir e debater valores éticos (o bem e o mal, liberdade e tolerância, paz e guerra); observação de opções estéticas singulares, desde a origem da Sétima Arte até ao Cinema mais recente.

    Finis Terræ (Finis Terræ, 1929, Jean Epstein)
    L’âge d’or (L’âge d’or, 1930, Luis Buñuel)
    Rashomon — Às Portas do Inferno (Rashômon, 1950, Akira Kurosawa)
    Nuit et Brouillard (Nuit et Brouillard, 1955, Alain Resnais)
    Horizontes de Glória (Paths of Glory, 1957, Stanley Kubrick)
    Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957, Ingmar Bergman)
    O Acossado (À bout de souffle, 1960, Jean-Luc Godard)
    Uma Abelha na Chuva (Uma Abelha na Chuva, 1971, Fernando Lopes)
    Os Tempos de Harvey Milk (The Times of Harvey Milk, 1984, Rob Epstein)
    Blackboards (Takhté siah, 2000, Samira Makhmalbaf)

  • Plano Nacional de Cinema

    Post navigation

    Previous post
    Next post

    Comments (3)

    1. Inês Moreira Santos says:
      June 11, 2012 at 4:24 pm

      Não tinha dúvidas que a lista do Samuel seria uma das mais completas e, porque não dizer, uma das mais certeiras.

      Excelente iniciativa.
      Cumprimentos cinéfilos.

      Reply
    2. Sam says:
      June 14, 2012 at 3:13 pm

      Obrigado, Nuno, pelo convite e Inês pelas palavras 🙂

      Esta é, de facto, uma excelente iniciativa. Apenas lamento que o "repto" não tenha tido maior participação por parte da blogosfera.

      Mas tem valido a pena!

      Cumps cinéfilos.

      Reply
    3. Nuno says:
      June 16, 2012 at 9:55 am

      Fechei esta ronda por causa do prazo dado para discussão do tema, mas posso fazer outra se houver interessados. Ficam a pensar durante o Verão ou algo assim.

      Reply

    Leave a Reply Cancel reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Arquivos

    Categorias

    Filmes


























    • Política de privacidade
    • Política de Cookies
    ©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes