Skip to content
Antestreia
Antestreia

20 anos na fila da frente

  • Home
  • Filmes
    • Filmes 2003
    • Filmes 2004
    • Filmes 2005
    • Filmes 2006
    • Filmes 2007
    • Filmes 2008
    • Filmes 2009
    • Filmes 2010
    • Filmes 2011
    • Filmes 2012
    • Filmes 2013
    • Filmes 2014
    • Filmes 2015
    • Filmes 2016
    • Filmes 2017
    • Filmes 2018
    • Filmes 2019
    • Filmes 2020
    • Filmes 2024
  • Festivais
    • OvarVideo 2010
    • Porto7
    • San Sebastian 2007
    • Sitges
      • Sitges 2006
      • Sitges 2007
      • Sitges 2008
      • Sitges 2009
      • Sitges 2010
      • Sitges 2011
      • Sitges 2012
      • Sitges 2013
      • Sitges 2015
    • Shots
      • SHOTS 2011
      • SHOTS 2012
    • Valadares
      • Valadares 2011
      • Valadares 2012
      • Valadares 2013
    • Avanca
      • Avanca 2009
      • Avanca 2010
      • Avanca 2011
      • Avanca 2012
      • Avanca 2013
      • Avanca 2014
      • Avanca 2015
      • Avanca 2018
      • Avanca 2019
  • Posters
  • Prémios e Tops
Antestreia

20 anos na fila da frente

“The Lovebirds” por Nuno Reis

Nuno Reis, March 23, 2008

Bruno de Almeida regressa a casa

Cineasta da nova geração do cinema português, Bruno de Almeida é também um dos seus estrangeirados. Desde “A Dívida“, curta-metragem que o lançou no Fantasporto – e a que ele próprio se referiu na sessão de encerramento do festival como a sua estreia em festivais – dirigiu, entre outros, dois filmes diametralmente opostos: “On the Run” numa linha próxima do mainstream do cinema americano e que uma eficaz distribuição comercial tornou conhecido, e num registo completamente diferente “The Art of Amália“, um documentário sobre Amália e o fado, sobre Portugal e a saudade, visto pelo olhar de um português num exílio voluntário na América.
“The Lovebirds” marca o reencontro do realizador com Lisboa. De novo um olhar só possível por um emigrante luso em que Lisboa discretamente se assume como a personagem feminina principal, suplantando mesmo Ana Padrão. Mosaico de histórias que se desencontram mais do que se cruzam, o filme faz uma combinação inteligente de personagens americanas em situações portuguesas (Michael Imperioli e John Ventimiglia trouxeram ao filme marketing indirecto de “The Sopranos“) e dois mitos de Portugal como são, cada um à sua maneira, Fernando Lopes e Joe Berardo e a pairar entre os dois a sombra de “Belarmino“.

Num único filme temos vários tipos de amor mesclados, amor universal. O amor à primeira vista, de um norte-americano por uma portuguesa que vê no metro na véspera de voltar para os EUA. O amor de mãe, de uma futura mãe pela criança que carrega no ventre. O amor de fim-de-semana que une ocasionalmente um piloto de avião e uma designer de moda em quartos de hotel. O amor que mata, de um taxista russo por uma prostituta. O amor pelo trabalho de um arqueólogo melancólico que se recusa a sair da cova onde explora o passado numa metáfora à sua vida pessoal. As recordações de um amor passado que dividem dois vigaristas enquanto assaltam um apartamento chique. Um velho realizador a fazer um filme sobre boxe (Fernando Lopes foi uma revelação como actor a interpretar o realizador Fernando Lopes) a gerir um conflito entre a estrela e o verdadeiro pugilista que é demasiado orgulhoso para ser deixado KO numa das cenas. São histórias diferentes sobre amor, amizade e sobrevivência. É um “Love Actually” à portuguesa, com as nossas estrelas e filmado nos nossos cenários. Aqui Lisboa e os lisboetas não são um detalhe secundário, são o centro das atenções e muito mais apelativos que uma campanha Allgarve.

“The Lovebirds” é não só um grande filme como dos poucos motivos de orgulho que o cinema português nos deu nos últimos anos. Nesta história de histórias onde o amor é o fio condutor, os pássaros do amor a que o título faz referência são tão esquivos e frágeis como o próprio Amor. O que sobra é a saudade, a nostalgia de um tempo perdido e a vontade de viver. Com “The Lovebirds” todos esses nossos sentimentos são explicados tão bem que um estrangeiro apenas pode dizer “portuguese do it better”.

Título Original: “The Lovebirds” (Portugal, 2007)
Realização: Bruno de Almeida
Argumento: John Frey, Bruno de Almeida
Intérpretes: Michael Imperioli, Ana Padrão, John Ventimiglia, Joaquim de Almeida, Drena De Niro, Nick Sandow, Rogério Samora, Johnny Frey, Marcello Urgeghe, Cleia Almeida, Fernando Lopes, Filipe Vargas, Dmitry Bogomolov
Fotografia: André Szankowski, Edmundo Díaz
Música: Camané
Género: drama
Duração: 83 min.
Sítio Oficial: http://www.arcofilms.com/lovebirds/
Fantasporto 2008 Filmes 2008 Ourense 2008

Post navigation

Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Arquivos

Categorias

Filmes


























  • Política de privacidade
  • Política de Cookies
©2025 Antestreia | WordPress Theme by SuperbThemes